Brasileiros ficam sem medalhas, mas fazem história na maratona

Brasileiros ficam sem medalhas, mas fazem história na maratona

Por Franck Caldeira - em 13 ago - Sessão clipping - com Nenhum comentário

Fonte: Fox Sports

Na reta final, Stephen Kiprotich ultrapassou os dois quenianos e garantiu o ouro (Getty Images)
Na reta final, Stephen Kiprotich ultrapassou os dois quenianos e garantiu o ouro (Getty Images)

 

Pela primeira vez na história dois brasileiros ficaram entre os 10 primeiros colocados na maratona dos Jogos Olímpicos. Neste domingo, em Londres, Marilson dos Santos terminou em 5º, com o tempo de 2h11min10 e Paulo Roberto ficou em 7º, com 2h12min17. Além deles, Franck Caldeira encerrou os 40 km com 2h13min35 e garantiu o 12º lugar.

Stephen Kiprotich de Uganda levou o ouro ao terminar o percurso em 2h08min01. A prata e o bronze foram para o Quênia. Abel Kirui ficou em segundo com o tempo de 2h08min27 e Wilson Kipsang em terceiro com 2h09min37.

A prova

Com 6km de prova, Franck Caldeira assumiu a liderança e chegou a manter uma distância dos adversários. Porém, logo em seguida, ele foi ultrapassado. Aos 8km, o brasileiro retomou a ponta.

Franck disparava. Mas sempre era seguido por um pelotão de quenianos e etíopes. A partir do 10º km, o queniano Wilson Kipsang se desgarrou de vez do grupo da frente. Mantendo seu ritmo, Kipsang foi se afastando. Franck Caldeira ficou para trás.

Por outro lado, Marilson sempre esteve perto do pelotão de frente, que aos poucos encostava em Kipsang. Por volta de 17km, o queniano Abel Kirui e Stephen Kiprotich, de Uganda, passaram a dividir a ponta com o, até então, líder isolado.

Faltando 12km para o fim da prova Wilson Kipsang, Abel Kirui e Stephen Kiprotich seguiam, praticamente na mesma passada, como líderes. Marislson (a 50 segundos do melhor tempo) figurava em quarto e Paulo Roberto em 9º. Franck Caldeira ocupava a 17ª posição.

Nos últimos quilômetros, Abel Kirui aumentou o ritmo e deixou os outros dois líderes para trás. Na reta final, Stephen Kiprotich ultrapassou os dois quenianos e garantiu o ouro.

Deixar uma Resposta

Nome *

Site